“Refletindo Ausência”

(Paul Simon – The Sound of Silence 9/11 Ground Zero)

“O memorial abre neste domingo 11/09/2011, durante o aniversário de dez anos dos ataques terroristas de 2001, numa cerimônia dedicada exclusivamente para as famílias das vítimas com a presença do presidente americano Barack Obama. Na segunda-feira, 12 de setembro, o memorial abre para o público geral.
A inauguração do memorial é o mais celebrado evento de uma intensa programação que inclui o lançamento de livros, palestras, um festival de comédia arábico-americana e exposições como “Faces of Ground Zero: 10 Years Later” com 50 originais em Polaroid de Joe McNally, “The 9/11 Peace Story Quilt” com três colchas de retalhos sobre a importância da comunicação entre culturas e religiões no Metropolitan Museum e “9/11: PHOTOS WTC”, com obras de 22 fotógrafos brasileiros que retrataram as torres gêmeas desde que foram inauguradas em 1973 até os ataques de 2001 na 1500 Gallery, uma galeria nova-iorquina especializada em arte brasileira.
No espaço em que as torres gêmeas ficavam, há agora duas enormes fontes de 4 mil m² e quedas d’água de 9m rodeadas por um parque de 24 mil m² – ou a metade do espaço original do World Trade Center. Os parapeitos das cascatas apresentam os nomes das 2.983 vítimas dos ataques.
Ao contrário da maioria das listas alfabéticas em homenagem a vítimas, os nomes do memorial estão dispostos num sofisticado jogo de algoritmos que agrupa colegas de trabalho, familiares, amigos e até pessoas com narrativas semelhantes. Os nomes podem ser localizados pelo site http://www.911memorial.org/. É neste site também que se deve reservar passes gratuitos para a visitação do espaço.
Em setembro de 2012, abrem o Museu projetado por Aedas architects, com design gráfico de Thinc Design/Local Projects e exposições de David Layman, um edifício subterrâneo de sete andares e a plataforma final de trem e metrô projetada por Santiago Calatrava.
No entorno do memorial, onde outros edifícios foram demolidos porque tiveram suas estruturas comprometidas com a queda das torres gêmeas, estão sendo erguidas as torres 1, 2, 3 e 4, que devem ser inauguradas até 2015. As torres 5 e 6 não foram demolidas e a torre 7 abriu em 2006. O escritório de arquitetura Skidmore, Owings & Merrill (SOM) é responsável pela torre 1 que deve ser inaugurada em 2013. Os britânicos Foster + Partners estão trabalhando na torre 2, que deve ficar pronta ainda esse ano. Outro escritório britânico, o Rogers Stirk Harbour + Partners, projetou a torre 3 que deve ser inaugurada em 2015. Os japoneses Maki and Associates devem inaugurar a torre 4 no final de 2013. A torre 7 foi inaugurada em maio de 2006 com projetos da SOM e abriga os escritórios da Salomon Smith Barney, American Express Bank Internacional, a Comissão de Valores Mobiliários e o Serviço Secreto americanos, entre outros.” (Texto: JacksonFirstMedia Channel.)

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe. Membros da extensão do ITEC vinculada à divulgação da produção de Representação e Expressão: Dina Oliveira e Jorge Eiró.
Esta entrada foi publicada em Administração e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta