Quando “A origem de tudo é a miséria”*

Pela frequência atípica ao Blog da FAU em pleno mês de janeiro é bem possível que os calouros de 2012 já tenham encontrado este canal de comunição popular da Faculdade.
Se isto é um fato, que eles tomem conhecimento de alguns trabalhos realizados em Representação e Expressão quando o Ateliê de Arquitetura encontrava-se em extrema penúria, plenamente abandonado pela Administração Superior da UFPA.
Os vídeos abaixo são registros experimentais de tempos em que nem iluminação se tinha nos ambientes acadêmicos e também quando, durante a reforma do prédio, as aulas de RE foram ministradas em uma obra vizinha e a mesa de refeição dos operários servia de apoio às sessões de desenho.
A ideia para este ano, já planejada pelos professores do Laboratório de Modelos Roberto de La Rocque Soares, é que as duas primeiras disciplinas funcionem como sensibilizadoras da percepção visual e táctil dos alunos ingressantes.
Como o barulho será inevitável para a construção de modelos empíricos que traduzam a bagagem cultural que cada indivíduo carrega, que todos se preparem para uns inevitáveis banhos de chuva – melhor seria se encontrássemos um canteiro de obras que nos abrigasse no próprio Profissional.





Blog da FAU.
Estivemos tão integrados ao canteiro que o engenheiro Haroldo Pedreira, responsável pela obra, adotou os alunos e a eles deu muitas dicas de Materiais e Técnicas de Construção Civil; os peões, exímios desenhadores de linguagem própria, com certeza sentiram a nossa falta, principalmente das meninas, claro:
Blog da FAU.

Blog da FAU.
*Frase sempre repetida pelo advogado e marchad Gileno Müller Chaves, falecido em 2006.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Administração e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 respostas para Quando “A origem de tudo é a miséria”*

  1. StelioSantaRosa disse:

    No principio tudo são trevas!

Deixe uma resposta