O Ver-o-peso em exclusivo Theodoro Braga de 1910


Imagem ampliável.

Ontem à noite os alunos de Representação e Expressão I e III tiveram a oportunidade de observar e manusear atentamente uma aquarela adensada (ou um guache aguado) de 14,3x29cm feita por Theodoro Braga.
O trabalho do artista paraense, falecido em 1953, pertencia ao acervo do professor Clóvis Moraes Rêgo que o comprou em um antiquário; hoje é herança de seus dois filhos vivos: Carlos Ronaldo e Clóvis Júnior.
O professor Clóvis escreveu, em 1974, o livro Theodoro Braga – Historiador e artista; uma publicação do Conselho Estadual de Cultura.
Os estudantes tiveram essa rara oportunidade, mais que aula, porque Ronaldo Moraes Rêgo, professor do ICA, tem lotação de carga horária à FAU e ministrará, ao longo do semestre, oficinas de gravura que aplicarão o desenvolvimento do desenho e sua plasticidade reprodutiva na serigrafia, na xilogravura e na calcografia.
A cena retratada em um aparente cartão a ser ofertado para alguma autoridade (o termo “Ex.mo Shr.” é destaque em legenda) foi colado em uma placa de eucatex e mostra o Ver-o-peso do passado.
Theodoro José da Silva Braga tinha a idade de 38 quando pintou tal papel – dois anos após a conclusão da tela A Fundação de Belém de 1908, uma vista a partir da desembocadura do lago do Piri, o que seria mais tarde a doca do Ver-o-peso, por ele reproduzida em ângulo parecido em novembro de 1910, sem mostrar a fortificação do plano intermediário, já escondida pelo casario, detrás dos velames.
Conjecturando: poderia até ser um estudo, endereçado a Antônio Lemos, para uma nova tela a ser financiada pela Intendência.


Para inteirar-se do contexto social histórico, leia o artigo O vernissage da história: Antônio Parreiras, Benedito Calixto e Theodoro Braga em Belém do Pará, 1903-1908; escrito por Aldrin Moura de Figueiredo.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Administração e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 respostas para O Ver-o-peso em exclusivo Theodoro Braga de 1910

  1. Ano passado não pude participar da tarde de oficina de serigrafia trabalhada com os calouros 2011. Gostaria de participar dessa vez. =]

Deixe uma resposta