Hábitos requintados da Belém de outrora


Imagem ampliável.

Mesmo com o declínio da produção brasileira de borracha, Belém, que se beneficiou desse ciclo extrativista por mais de quatro décadas, tinha, em suas rodas sociais mais abastadas, o hábito de trocar cartões exclusivos em ocasiões especiais.
Acima temos alguns exemplos de cartões (10×15,8cm) pintados a óleo pela mão do artista M. Lassance Ponte Souza entre 1921 e 22.
O verso de um deles, mostra, em 1922, as inscrições NATAL DE JESUS BOAS FESTAS E FELICIDADES, VOTOS DE BOAS FESTAS executadas por Lassance com letras que chamassem a atenção; há também espaço previamente pautado para preenchimento.
O último revela uma correspondência de Antonio Borges ao financista e comerciante Antonio Facióla – Belém – com desejos de “Muitas Felicidades em 1923”.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Artes Plásticas e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta