Iniciou-se na terça-feira passada, como item de avaliação da disciplina Representação e Expressão I — manhã e tarde —, o processo de elaboração de estampas que expressem culturalmente o CÍRIO 2012 da FAU-UFPA.
O resultado dessa produção será selecionado pelos professores do Laboratório de Modelos por critérios técnicos que apontem a viabilidade da reprodução serigráfica monocromática em camisetas.
As imagens triadas serão numeradas e publicadas no Blog da FAU para escolha popular através de enquete da PollDaddy programada para ocorrer entre os dias 05 e 08 de outubro próximo.
Alunos mais antigos podem participar ajudando os colegas calouros ou entregando propostas à seleção preliminar.
O Centro Acadêmico, representado pela discente Lilyan Galvão, será parceiro na impressão das camisetas que, na primeira etapa (09/10), deverá ser supervisionada pelo professor Ronaldo Moraes Rêgo.
Os modelos abaixo são exemplos didáticos experimentais fundamentados no prêmio Veado de Ouro ofertado na manifestação “profana” As Filhas da Chiquita, proposta pelo IPHAN como patrimônio imaterial da humanidade, integrante do circuito cultural do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém:
Com base na estatueta de gesso original nominada Oliveira Bastos (Veado de Ouro).
Desenho do atual troféu Veado de Ouro confeccionado em patchuli pink.
O inusitado argumento Filhas da Chiquita foi proposto pela aluna Jamile Costa, do turno da tarde, aqui executado com referências no filme de Priscila Brasil:
Muito interessante esse trabalho que foge completamente aos padrões das imagens que habitualmente representam o Círio de Nazareth.
Criativo, mas sobretudo, audacioso e moderno.
O veadinho pink está pagando promessa, leva na cabeça um modelo arquitetônico. Agradece o que alcançou, estudar no Gaiolão Encantado.