Visita técnica ao Parque do Utinga

sdfgh
Imagem ampliável para melhor visualização

Alunos do segundo e último semestres do Curso fizeram ontem visita técnica ao Parque do Utinga e à ETA ─ Estação de Tratamento de Água ─ Bolonha.
A iniciativa da excursão voltada ao entendimento da Cidade foi do professor Euler Arruda que solicitou ônibus da UFPA.
Além de conhecerem a área de captação das águas do rio Guamá os estudantes assistiram palestra do engenheiro químico José Carlos de Oliveira antes de percorrerem a ETA Bolonha.
Zé Carlos garantiu aos presentes que a água da região metropolitana de Belém é apropriada ao consumo, contudo, há necessidade de filtragem doméstica para eliminar os resíduos sólidos transportados (18kg/m³ em média) que são acumulados nas tubulações e caixas d’água residenciais; a água da COSANPA, segundo o químico, possui um pH (potencial de hidrogênio) 6, próximo da neutralidade (pH7), mas o dobro do encontrado em águas “minerais” comercializadas em Belém, de solução bastante ácida (pH 3).
Contudo, pelo que se viu no Parque do Utinga, nota-se o descompromisso governamental tanto com os mananciais que abastecem Belém, quanto com a sua estação de tratamento, notadamente sucateada pela falta de investimentos.

Sobre Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Águas e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 respostas para Visita técnica ao Parque do Utinga

  1. Ronaldo Saraty Abdon Marques de Carvalho disse:

    Ótima iniciativa e que este parque se torne un Grand Jardin de Luxemburgo Tupiniquim, Paraoara, Belemita.
    Um abraço a todos.
    Ronaldo Marques de Carvalho.

Deixe uma resposta