Amedalhamento comemorativo hipotético exorcizante

medalha anverso reverso
Anverso e reverso de uma virtual medalha comemorativa dos 50 anos da FAU com o Brasão Original da Universidade do Pará, que pela lei nº4.759 de 20 de agosto de 1965 passou a se chamar Federal.
Uma homenagem ao desenhador Maÿr Sampaio Fortuna que, por perseguição política, teve sua criação execrada pelos adeptos da Ditadura Militar instituída com o Golpe de 31 de março de 1964.
O Primeiro Brasão possivelmente foi confeccionado à solenidade (com liturgia fotografada) de implantação da Universidade do Pará ocorrida em 31 de janeiro de 1959 no Theatro da Paz, mas sucumbiu diante da ideologia perversa instaurada em 1964.
Um modo sui-generis de comemorar aniversário: dar plena liberdade aos demônios da consciência para recordar se, como no filme O Feitiço de Áquila, as simbologias gráficas partidariamente apadrinhadas se entreolharam em algum instante daquele ano fatídico em que a memória da Universidade começou a ser apagada por esponjas duradouras.
O que menos importa é a qualidade estética das peças, mas a verdade dos fatos; isto explica a simbologia hibrida adotada pelo BF ao Portal da UFPA.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Artes Gráficas e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta