Chafariz da FAU ― qual é a sua verdadeira origem?

Chafariz FAU
Chafariz da FAU: recentemente limpo por emplastos pela equipe de restauração da professora Thais Sanjad.

Na postagem O chafariz da FAU e a SPEVEA (1962) falamos que o chafariz que adorna o jardim do Ateliê de Arquitetura e Urbanismo pertencera ao Palacete Rita Bezerra; pelo menos em dois momentos comprovados: quando hospedava a SPEVEA e depois a Escolinha da Universidade (Federal do Pará):

Chafariz décadas 1960 e 1970

O Palacete quando SPEVEA em 1962 e Escolinha da Universidade na década de 1970.

corel757

Já a fotografia acima que retrata o Palacete Rita Bezerra em 1919, publicada no artigo de Claudio de La Rocque Leal sob o título A queda dos Solares de 2 de novembro de 1989revela a ausência do chafariz no projeto/obra do arquiteto cearense José Sidrim.
Entende-se aqui que o adorno não se coadunaria ao edifício uma vez que impediria a visão central à escadaria do átrio ― dentre outros elementos da fachada, dependendo da localização do passante.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe. Membros da extensão do ITEC vinculada à divulgação da produção de Representação e Expressão: Dina Oliveira e Jorge Eiró.
Esta entrada foi publicada em Fotografia antiga e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 respostas para Chafariz da FAU ― qual é a sua verdadeira origem?

  1. Saudades da época da escolinha da Universidade Federal do Pará. De todos os professores: Edimê, Terezinha, Nazaré, Cleonice, Maria de Fátima, da secretária Nazita, da diretora Sarah Roffer (mãe do Lacerda e da Fátima). Velhos tempos maravilhosos que não voltam mais…

Deixe uma resposta