Fábrica Perseverança

Perseverança pg 362
Arte publicada à página 362 do Livro de Ouro de 7 de setembro de 1922.

Segundo o jornal Estado do Pará de 09 de março de 1917, teve deferimento no dia anterior o pedido de “Martins, Jorge & C.ª para registro commercial Fabrica Perseverança, adiada da sessão passada…”.
A Fábrica Perseverança, como a Fábrica Proença, surgem um ano antes do fim da dita Guerra de 14 [Primeira Guerra Mundial (1914-1918)] em locais diametralmente opostos da cidade: uma próxima ao Porto de Belém, outra vizinha à Estação Ferroviária de São Brás.
Luiz Cordeiro, em O Estado do Pará seu Commercio e Industrias de 1719 a 1920, analisando “…os mappas  fornecidos pelo Secretário da Fazenda em 1918…” e outros dados não contabilizados de modo oficial, conclui: “Tudo isso recenciado, algarismado convenientemente, demonstraria que o Pará já não vive somente da borracha.”.

qwe

A indústria paraense em exposição no Grêmio Literário Português ao final de 1917.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe. Membros da extensão do ITEC vinculada à divulgação da produção de Representação e Expressão: Dina Oliveira e Jorge Eiró.
Esta entrada foi publicada em Fotografia antiga, História e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta