Fotografia do CLIPPER Nº1 na Pará Ilustrado de 1939

IMG_0848

A foto acima, enviada pelo colaborador José Maria de Castro Abreu Júnior, foi publicada na revista Pará Ilustrado Nº35 de 17 de junho de 1939; tal material compõe a Biblioteca Clóvis Moraes Rêgo, adquirida pela Universidade Federal do Pará por intermédio do professor Flávio Nassar, ora em catalogação.
O Clipper nº1, junto ao Posto Pará e às garagens Jaboti e Popular (pontos de taxi) — equipamentos públicos que circundaram a Doca do Ver-o-peso — são, por analogia formal supositiva, exemplos do Streamline Moderne na Arquitetura de Belém do Pará.
Como as três edificações estavam direta ou indiretamente ligadas a veículos com motor de explosão ou ao abastecimento de combustíveis e derivados, enxergamos uma estrita relação dessas com as montadoras de automóveis e companhias de petróleo dos Estados Unidos da América do Norte.
O comércio com os norte-americanos intensificou-se no período da Primeira Guerra Mundial — Fábrica Proença e A Harley-Davidson em Belém no ano de 1917 —  e assim permaneceu no pós Segunda com Belém ainda base estratégica dos rescaldos deste último conflito global.
A chegada da NYRBA (depois PAN AM) em 1929 parece ter desencadeado uma afeição popular pelos glamourosos hidroaviões que sobrevoavam o Ver-o-peso e amerissavam na Baía do Guajará, sendo o CLIPPER Nº1  um abrigo para passageiros inaugurado em 1939 que testemunharia a transição do transporte coletivo de bondes elétricos para ônibus  o festejado marco do Streamline Moderne aplicado à arquitetura do mobiliário urbano vizinho.

Para melhor compreensão desta postagem acesse o Clippers Sumário – atualização de 08.09.2015.


O ponto de vista da fotografia publicada na Pará Ilustrada já fora virtualizado pelo professor José Maia Coelho Bassalo no ano passado com base nas informações imagéticas de então:

006

Fonte: Blog da FAU.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Fotografia antiga, História e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta