Pela IMEDIATA liberação da THIOTEPA à VIDA de STELLA PESSÔA

IMG-20160213-WA0004[2]

Stella em conferência recente no sul do país

Maria Stella Faciola Pessôa Guimarães, engenheira civil, analista de sistemas, escritora e pesquisadora, está em tratamento oncológico no hospital A. C. Camargo, em São Paulo, desde março de 2015, e precisa com urgência do medicamento THIOTEPA que, segundo seus médicos, é o mais eficaz no combate ao linfoma infiltrado em seu sistema nervoso central.
Esse medicamento não é livremente comercializado no Brasil e nem fornecido pelo seu plano de saúde (CASSI), o que levou os familiares de Stella a moverem ação judicial para ter acesso à droga. Assim, em dezembro de 2015, foi concedida uma liminar, determinando o fornecimento da THIOTEPA pela CASSI para realização de autotransplante de medula óssea. A empresa responsável por sua importação informou que, embora ela já tenha chegado a São Paulo, em Viracopos, ainda há a necessidade de sua liberação pela Receita Federal e ANVISA.
Enquanto aguarda pela THIOTEPA, Stella tem se submetido a tratamentos alternativos ao combate da doença, o que vem debilitando a cada dia seu organismo, provocando intercorrências e inúmeras internações.
Hoje, 13 de fevereiro de 2016, os médicos avaliam que não há mais como postergar o autotransplante e, frente à promessa de entrega do medicamento pela CASSI, Stella foi mais uma vez internada. Caso a THIOTEPA não seja disponibilizada até o dia 17/02/2016, outro protocolo será adotado, incluindo aí a radioterapia, o que poderá provocar-lhe demência.
Para mais informações é possível consultar o processo nº1131305-62.2015.8.26.0100 (São Paulo): https://esaj.tjsp.jus.br/cpopg/show.do?processo.foro=100&processo.codigo=2S000JCRS0000.

Stella Pessôa é colaboradora do Blog da FAU e doutoranda do NAEA-UFPA.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Coordenação: Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Divulgação e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta