Na publicação anterior revelamos que Antonio José de Lemos fora, entre 1890 e 1896, um dos cinco sócios proprietários fundadores da Companhia Construtora Paraense idealizadora e erguedora da Villa (Operária) Mac Dowell.
A Villa (Operária) Mac Dowell com 42 casas — mais um terreno a ela contíguo — foi a leilão em 07 de maio de 1896 sendo supostamente arrematada pela AMAZONIA Companhia de Seguros Terrestres e Marítimos.
O Almanack Administrativo, Mercantil e Industrial do Estado do Pará Indicador para 1904-1905 demonstra, por endereços, que a Villa Mac Dowell foi renomeada de Villa Amazonia fazendo (ou mantendo) homenagem a pelo menos dois ex-proprietários ilustres com seus nomes em vias daquele conjunto: Passagem Samuel Wallace Mac Dowell e Passagem Antonio José de Lemos.
Não sabemos se as pessoas acima relacionadas eram proprietárias dos imóveis citados ou se financiadas/inquilinas; já que, comprovadamente, em 1897 a Villa Mac Dowell gerava rendas à AMAZONIA Companhia de Seguros.
Marca da AMAZONIA Companhia de Seguros Terrestres e Marítimos fundada em 1894 compradora da Villa Mac Dowell em 1896 no leilão de liquidação da Companhia Constructora Paraense de Antonio Lemos e sócios.
Em algum momento entre 1897 e 1904 a Villa Mac Dowell teria seu nome modificado para Villa Amazonia.