A Villa Mac Dowell foi rebatizada Villa Amazonia

Villa Mac Dowell - Villa Amazonia
Na publicação anterior revelamos que Antonio José de Lemos fora, entre 1890 e 1896, um dos cinco sócios proprietários fundadores da Companhia Construtora Paraense idealizadora e erguedora da Villa (Operária) Mac Dowell.
A Villa (Operária) Mac Dowell com 42 casas — mais um terreno a ela contíguo — foi a leilão em 07 de maio de 1896 sendo supostamente arrematada pela AMAZONIA Companhia de  Seguros Terrestres e Marítimos.
O Almanack Administrativo, Mercantil e Industrial do Estado do Pará Indicador para 1904-1905 demonstra, por endereços, que a Villa Mac Dowell foi renomeada de Villa Amazonia fazendo (ou mantendo) homenagem a pelo menos dois ex-proprietários ilustres com seus nomes em vias daquele conjunto: Passagem Samuel Wallace Mac Dowell e Passagem Antonio José de Lemos.
Não sabemos se as pessoas acima relacionadas eram proprietárias dos imóveis citados ou se financiadas/inquilinas; já que, comprovadamente, em 1897 a Villa Mac Dowell gerava rendas à AMAZONIA Companhia de Seguros.

IMG_20160307_210845000[1]

Marca da AMAZONIA Companhia de Seguros Terrestres e Marítimos fundada em 1894 compradora da Villa Mac Dowell em 1896 no leilão de liquidação da Companhia Constructora Paraense de Antonio Lemos e sócios.

Em algum momento entre 1897 e 1904 a Villa Mac Dowell teria seu nome modificado para Villa Amazonia.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Coordenação: Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, História e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta