Estrada Gentil Bittencourt, 32

Resência de Lemos - obras Públicas do Pará Volume II
Fotografia da residência de Antonio José de Lemos publicada em Obras Públicas do Pará Volume II de Ernesto Cruz.

Almanack endereço Lemos
Recorte do Almanack Administrativo, Mercantil e Industrial do Estado do Pará Indicador para 1904-1905.

Sabe-se que Antonio José de Lemos residia, quando intendente municipal de Belém, na Estrada Gentil Bittencourt, 32; todavia, é por nós desconhecida a data em que ele (Lemos) para lá se mudou.
A datação é significante à percepção de contemporaneidade entre sua casa e a Villa (Operária) Mac Dowell que começou a ser erigida em 1º de janeiro de 1891 por sua construtora: a Companhia Constructora Paraense.
A Estrada Gentil Bittencourt antes se chamava Estrada da Constituição, localização dos fundos da respectiva Villa (praticamente defronte à residência do intendente se naquele lugar ele já morasse).

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Belém, História e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta