C. S. & C. Marca registrada para aplicação em todos os produtos da Cesar Santos. Pará, 28 de maio de 1913. (Marcas do Tempo SECULT/JUCEPA, 2015/16)
Em Palacete Passarinho – “residência provisória” de Getúlio Vargas – 1933 observou-se que o chefe do governo provisório se hospedou no Palacete Passarinho, de Benedicto Nobrega Passarinho, proprietário da grande drogaria “Cesar Santos”*, de Belém do Pará.
O Jornal (RJ) de 06JUN1932 publica entrevista com o presidente da Associação Commercial do Pará, Antonio Faciola; nela o commendador, ex-senador estadual e último intendente de Belém – indicado pelo governador Eurico de Freitas Valle e com ele deposto pela Revolução de 1930 – fala sobre a participação do Pará na representação do Partido Economista junto à Constituinte:
– Sem ver nomes, os mais indicaveis, porém, são, sem dúvida, os dos srs. Benedicto Passarinho, chefe da Drogaria Cesar Santos, actualmente na Europa, e Antonio Almeida Martins, proprietário do Grande Hotel.
Faciola, depois de elogiar a administração do major Magalhães Barata, conclui:
As classes conservadoras do Pará, assim que o Brasil fôr reentregue á ordem legal, pleitearão o nome do actual interventor para o governo do Estado.
O apoio das Classes Conservadoras do Pará a Barata estendeu-se a Vargas na sua primeira visita à cidade de Belém em 1933:
O Jornal do Brasil de 27SET1933 dá a dimensão dos festejos políticos, inclusive diante do Palacete Passarinho: … até a residencia do capitalista Benedicto Passarinho, onde estarão formadas cinco mil operarias que cantarão o Hino Nacional.
Almanak Laemmert Notabilidades Commerciais página 649 – ano 1930
*Fundado em 1884, o estabelecimento de Cesar Santos & C.ia, localizado à Rua de Santo Antônio, n.os 25 a 27, em Belém, além de importar e comercializar especialidades farmacêuticas e drogas dos mais afamados fabricantes da época, exportou em alta escala medicamentos fabricados em seus laboratórios. A sociedade era composta de Arthur Cesar Santos Kós, Manoel José Fernandes, Benedicto Nobrega Passarinho e Adrianna Lyra Castro (comanditária). (Marcas do Tempo SECULT/JUCEPA, 2015/16)
Postscriptvm:
Por ora a publicação apenas arranha a questão, entretanto, novas informações devem dar melhor entendimento do porquê e de como Getúlio Vargas se hospedou no Palacete Passarinho.