Sinais da invasão no Largo do Chafariz do Bispo em 1939

O recorte do jornal Folha do Norte, enviado pelo colaborador Aristóteles Guilliod de Miranda, associado à atual visualização volumétrica do Google demonstra que o Largo do Chafariz do Bispo — ou Largo dos Poços — foi ocupado por moradores da própria área que estenderam suas propriedades ao logradouro público como já dissemos em A localização do Chafariz do Bispo (2).
Na esquina da Aristides Lobo com a Piedade há uma clara reserva de domínio do espaço coletivo — murada, mas sem habitação — reveladora do alinhamento primitivo do Largo que tende ao sumiço.


Para melhor entendimentos das vias que compõem a quadra:
Travessa da Estrella = Índio do Brasil = Assis de Vasconcelos.
Rua das Flores = Paes de Carvalho = Ó de Almeida.
Rua do Rosário = Aristides Lobo.
Travessa da Piedade = (vulgo) Largo do Chafariz.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Memória, Patrimônio e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta