Inauguração do Hospício dos Lázaros do Tucunduba em 1816: “jantar com mais de 200 talheres”

Ricardo José Condurú — pesquisador e morador do bairro do Guamá — nos repassou o jornal Correio Braziliense ou Armazem Literario de julho de 1816 que contém a Relação remetida do Pará sobre um novo Hospital de Lazaros ali estabelecido ultimamente; tal matéria relata a inauguração do Hospicio dos Lazaros do Tucunduba em 07 de julho de 1816 com pompa e circunstância.
A notícia suscita a existência da casa da Hospedaria (Administração?) na qual foi recebido o Excellentissimo Governo de Successão do Estado; e, ao que parece, palco de um jantar servido em differentes Mezas a mais de 200 pessoas, função esta que acabou alta noite.


Fotografias da primeira enfermaria do Hospicio dos Lazaros do Tucunduba em 1921; o Correio Braziliense relata o ocorrido em sua inauguração, no dia 07 de julho de 1816:



Sobre fauitecufpa

Projeto de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Fotografia antiga, História, Memória e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta