Enfim uma estampa correta ao Direito da UFPA


Há quase nove anos, em 23 de abril de 2011, publicamos Uma proposta tradicionalista à logo do ICJideia à margem de um certame que escolheria a logo do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará.
Essa atitude teve como sustentação uma estampa de clichê da deusa grega Themis encontrada pelo pesquisador José Maria de Castro Abreu Júnior, colaborador do Laboratório Virtual (à época Blog da FAU), que àquela altura ministrava aulas da disciplina Medicina Legal à graduação em Direito; o achado ocorreu em meio a documentos antigos da Faculdade de Medicina: um ofício do Direito à Medicina.
O professor José Maria passou a usar a marca que modelamos em seu material didático como provocação às pesquisas que pudessem levantar a trajetória histórica de um dos cursos mais antigos que compuseram a Universidade do Pará em 1957 — sem olvidar que o primeiro reitor da Universidade, Mario Braga Henriques, era oriundo da Faculdade de Direito do Pará —; embrião do ICJ.
O advogado Victor Russo, também colaborador deste Laboratório, em investigações atuais pertinentes à sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em História conseguiu uma nova imagem e nos repassou; permitindo, deste modo, que procedêssemos um redesenho mais coerente que aquele que os alunos da graduação adotaram voluntariamente como signo e a direção da Faculdade aquiesceu.
A imagem de Themis, deusa da Justiça, usada originalmente na Faculdade de Direito do Pará não está vendada; entretanto, seu senso de equilíbrio tem como significante a balança nivelada acima de sua cabeça com os olhos fitados na base de um dos pratos — lamentavelmente a gravura que tínhamos corrompia tal acepção que agora segue publicamente corrigida.

Proposição de tiragem classic noble golden e medalhas honoríficas (ampliável)

xcxcty

A nova diagramação e tipologia da Marca do Direito teve como referência trademarks circulares registradas na Junta Comercial do Pará (JUCEPA) nas primeiras décadas do século XX em Belém (ampliável)

vcdd5t

Variações em alto-contraste franqueadas ao uso institucional (ampliável)


Fonte das trademarks: Marcas do Tempo – 2015 – Secult.

Esse post foi publicado em Arquitetura e Urbanismo, Artes Gráficas, Fotografia antiga, Memória e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s