1971-1972 — Primeira pavimentação da 1º de Dezembro

Arquivo gif — repetição

 

Arquivo mp4 — pausa

Estamos trabalhando no entendimento de um filme que registra a primeira retificação e pavimentação asfáltica da avenida 1º de Dezembro (hoje João Paulo II) entre os anos de 1971 e 1972 quando inaugurada pelo ministro Jarbas Passarinho, governador Fernando Guilhon e prefeito Nélio Lobato durante a ditadura do general Emílio Garrastazu Médici.
O material que possuímos sobre a Primeiro de Dezembro tem 3min e 34seg, contudo: a ausência de um sequenciamento lógico impede a interpretação imagética do conteúdo; desse modo optamos pelo fatiamento da película por trechos da avenida gravados em formato gif  à percepção da repetição dos mesmos planos de ação.
Assim o faremos em outros locais da via até a completude do conjunto que inicia com as obras defronte à Escola Superior de Educação Física da antiga Fundação Educacional do Pará (FEP) — hoje UEPA.
Chamamos a atenção ao prédio da direita (em primeiro plano), com dois pavimentos, foi ele residência de Dona Maria Aguiar — que nomeou oficialmente a passagem Maria Aguiar; a edificação, descaracterizada de sua origem, salvaguarda a platibanda dos anos 1960 que oculta o telhado de água única:

platibanda maria3
A casa de Dona Maria Aguiar, que abrigava uma comunidade ligada ao batuque e à pajelança, deu origem a uma vila de minúsculos quartos de madeira em seu próprio quintal alinhados a uma passagem que absorveu o nome da “matriarca” de poderes sobrenaturais reconhecidos citadinamente; possivelmente um quilombo nos limites urbanos, que mantém em suas diversas histórias a memória do lugar.

Base do raciocínio.


Colaboraram com esta publicação:
Fernando Luiz Tavares Marques — pesquisador aposentado do Museu Goeldi; e:
Igor Pacheco — editor do site Fragmentos de Belém.
Material bruto com o qual elaboramos os extratos.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Belém, Fotografia antiga, História, Memória e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta