1971-1972 — Primeira pavimentação da 1º de Dezembro (2)

Ampliável

Dando prosseguimento à proposição da publicação anterior recortamos dois trechos do copião que mostra a avenida Primeiro de Dezembro na altura da travessa da Estrela — apelido popular dado à Mariz e Barros já oficializado.
A panorâmica do cruzamento mostra, à esquerda, duas mercearias pioneiras do setor em close com a passagem da basculante da construtora “eccir”: a Casa S. Pedro (dos portugueses Natália e Joaquim) e, na outra esquina, a “Mercearia do Américo” (também lusitano).
À direita, de canto, aparece a primeira casa de um pequeno conjunto construído (de frente projetada à Estrela) com verba do antigo IPASEP que possuía funções de assistência previdenciária, imobiliária, financeira e de saúde:


Base do raciocínio.


Colaboraram com esta publicação:
Fernando Luiz Tavares Marques — pesquisador aposentado do Museu Goeldi; e:
Igor Pacheco — editor do site Fragmentos de Belém.
Material bruto com o qual elaboramos os extratos.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Coordenação: Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Belém, Fotografia antiga, História, Memória e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta