1999: exposição dos alunos da Arquitetura no Ateliê de Arte

No dia 25 de março de 1999 houve uma exposição significativa na Universidade Federal do Pará: Exercícios de Desenho e Design; aqui registrada em VHS pelo aluno Bruno Parente.
Em tempos idos as disciplinas de Representação e Expressão do turno matutino eram ministradas no Ateliê de Arte do antigo Centro de Letras e Artes, daí a cedência do espaço, necessariamente amplo.
No caso específico da exposição Exercícios de Desenho e Design, resultado da produção das turmas ingressantes em 1997 e 1998 que concluíam Representação e Expressão IV e II respectivamente, houve o envolvimento interno da disciplina Soldas e Fundição, ministrada pelo professor Fernando Antonio de Sá no curso de Engenharia Mecânica; e externo, da COPALA Indústrias Reunidas S/A, por intermédio de seu presidente, José Maria Mendonça, engenheiro civil formado pela UFPA.
Com o conteúdo programático de Representação e Expressão IV e II (manhã e tarde) adaptado a uma produção tridimensional utlitária e conceitual, tanto o Laboratório de Solda e Fundição da Mecânica da UFPA, quanto o Laboratório de Solda da Copala foram utilizados pelos alunos; a turma de R.E. II da tarde, por incompatibilidade de horário nas tarefas extraclasse, participou da mostra com aquarelas e mistas feitas a partir de cenas da invasão na Perimetral.
A “sucata”, ponto de partida da criação, foi cedida pela COPALA; bem como a equipe de soldadores.
A Mecânica trabalhou a aplicação de soldagem MIG/MAG (MIG – Metal Inert Gas e MAG – Metal Active Gas) e TIG (Tungsten Inert Gas) em situações projetivas mais elaboradas pelas equipes discentes.
O vernissage, talvez o primeiro no Campus do Guamá, contou com a presença de artistas, empesários e autoridades; em especial destaque a Consul de Portugal que propôs apoio e intercãmbio para empreendimentos futuros, contudo a UFPA não entrou com a contrapartida necessária em tempo hábil.
A exposição foi montada e desmontada no Ateliê de Arte no dia 25 de março de 1999 pela falta de segurança do pátio aberto, problema que, resolvido, seria a compensação a Portugal; posteriormente os estudantes a remontaram em um Shopping Center de Belém.
Outras mostras dessa natureza ornamentaram o Ateliê de Arquitetura, contudo, sem registros.
Haroldo Baleixe e Jorge Eiró foram os professores responsáveis pela ação interativa multiciplinar.
As filmagens, feitas por Bruno Parente, seriam digitalizadas, editadas e postadas no YouTube somente em 2007.

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para 1999: exposição dos alunos da Arquitetura no Ateliê de Arte

  1. Aldeci Costa disse:

    Saudades dessa época. A minha era a “Estante do homem nu”, em parceria com José Maria Sardinha (Zema) e o Lourival Boulhosa Neto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s