Categorias
Arquitetura e Urbanismo Artes Plásticas Equipamentos urbanos Patrimônio Plano Diretor UFPA

UFPA: a INUTILIDADE DA ARTE em Acácio Sobral

zxzxw
Imagens linkadas à matéria Desmonte de obra de Acácio Sobral na UFPA provoca polêmica, publicada em 27/02/2013, no G1 Pará.

ScreenHunter_24 Mar. 06 01.20 Imagem-link à matéria de ontem do Diário do Pará.

Olho d'águaA obra de Acácio Sobral: o desenho orgânico, visto do céu, era uma das razões do vasto entorno; com o deslocamento sua existência perde sentido e significado.

LBUM_O~1

Imagem ilustrativa da postagem UFPA: o Olho (d’Água) de Acácio Sobral., publicada no BLOG HB em 2 de julho de 2009, por ocasião da inauguração do monumento que, em menos de quatro anos, foi arredado de seu propósito físico e filosófico.
Profecia?
Não: evidências.

Foto (07/03/2013) da remontagem da instalação de Acácio defronte ao tapume que guardará a obra BL. SALA DE AULA, um prédio de 5 pavimentos com 20 milhões do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni):

20130307_132212

_______________________________

Conteúdo do documento veiculado pelo site PETIÇÃO PÚBLICA:

Abaixo-assinado “Olho D’água” de Acácio Sobral, pela remontagem no local original
Para: Reitoria da UFPA
“Definida como uma pintura em 3D, uma instalação de sitio específico, feita especialmente para o espaço onde foi instalada. Para mim, o que caracteriza a Universidade é a sua relação com os fluxos de água com os rios, com a chuva e com a floresta. A escultura é sinuosa para representar os movimentos da água e ela se alonga e ramifica até o chão. No centro não temos água, mas uma árvore, porque a UFPA é uma nascente, uma nascente do conhecimento sempre crescente”, explica o artista Acacio Sobral, sobre a obra desmontada recentemente pela atual administração da UFPA, revelando o descaso com o bem público, mas principalmente com a produção artística do Estado do Pará. Revelando o descompromisso com a arte, pois a obra foi desmontada sem consulta à família do artista, e nem tampouco com à comunidade artistica. A obra é sua espacialidade, não é somente a estrutura mas também os seus caminhos, organizados pelo artista para refletir o fluxo das águas. Portanto, reivindicamos a remontagem da obra no espaço-tempo proposto por Acácio Sobral.
Os signatários.

Para assinar o manifesto basta acessar a Petição Pública P2013N36689.

_______________________________

A autora do abaixo-assinado é a artista plástica Keila Sobral, sobrinha de Acácio Sobral, advogado e consagrado artista plástico paraense falecido em 24 de novembro de 2009.

Universitário, Belém - PA, Brasil

Por o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010.
Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012.
Coordenação: professor Haroldo Baleixe.

Uma resposta em “UFPA: a INUTILIDADE DA ARTE em Acácio Sobral”

Nem imaginava que tivesse um desenho para ser visto do céu.
Que absurdo uma Universidade Federal fazer coisas desse tipo desrespeitando um artista conhecido no Pará, no Brasil e no mundo.
É um reitor destruindo a obra de outro reitor como acontece na PMB e no Estado, quem perde é o contribuinte que paga a conta dessas vinganças.

Deixe uma resposta