A bibliotecária Regina Vitória da Fonseca, colaboradora do Blog da Fau, após garimpagem no setor de obras raras da Biblioteca Pública Arthur Vianna, nos enviou 15 fotografias, das quais apenas uma não é inédita, pois já ilustrara a postagem A construção do CLIPPER defronte à Praça D. Pedro II, contudo, agora a temos em altíssima resolução.
A fotografia em questão revela a existência de um equipamento urbano que, por comprovação documental do Fragmentos de Belém, abrigava dois pontos de carros de praça: a Garage Jabuti e a Garage Popular; possivelmente contemporâneo ao CLIPER Nº1, já que estava pronto quando construíam o abrigo defronte à 13 de Maio, na gestão Engelhard (1943/1945).
Detalhes de outras imagens, das 14 restantes que não possuem datação e estão sendo analisadas, dão a localização, no calçamento da praça D. Pedro II, do pequeno posto, que que estabelecia, por intermédio das duas garages, valor prévio às corridas feitas pelos chauffeurs:
Postscriptvm (o1/11/2014):
Acompanhe a evolução da pesquisa pelo SUMÁRIO que dá acesso às postagens sobre CLIPPERS até 24/10/2014.
Algumas informação contidas nesta postagem podem ter caído por terra em consequência da aparição de novos registros documentais.
Não fazemos nenhuma reparação nos textos originais, apenas colocamos esta nota ao final das publicações cobertas pelo período do resumo.
Aprendamos com os nossos erros.