Doca do Reduto ― origem: 1852

Observação: NÃO CONFUNDIR COM a Doca de Souza Franco!
A Doca do Reduto, aqui mostrada, foi aterrada com as obras do Porto de Belém, executadas pela Port of Parah.
Hoje, no local, há um canal apelidado de doquinha, margeado pela avenida General Magalhães:

ava2

Doca do Reduto

Fonte do texto: Relatorio apresentado ao exm.o snr. dr. José Joaquim da Cunha, presidente da provincia do Gram Pará, pelo commendador Fausto Augusto d’Aguiar por occasião de entregar-lhe a administração da provincia no dia 20 de agosto de 1852. Pará, Typ. de Santos & filhos, 1852.

Fonte da imagem: fotografia sem referências que circula pela Internet, provavelmente entre o final do século XIX e o início do XX.
A Doca do Reduto é representada no mapa de Nina Ribeiro, levantado entre 1883 e 1886, aqui publicado como Planta da Cidade de Belém 1899.

Palmo = 22cm.
Braça =2,2m.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Belém, Fotografia antiga, História e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta