Imagem ampliável à leitura
A Planta da Cidade de Belém*, levantada pelo engenheiro Manoel Odorico Nina Ribeiro entre as década de 1880 e 90, possui a marcação de um Hypodromo localizado na confluência da Estrada de São João (avenida Senador Lemos) e a Travessa do Curro (Djalma Dutra).
De fato ali havia um hipódromo pertencente à sociedade Jockey Club Paraense estabelecida no ano de 1888 nos altos da Livraria Clássica, à Rua dos Mercadores (João Alfredo), nº29.
O jornal Diário de Notícias de maio de 1888 dá conhecimento da busca por um terreno que regulasse nas dimensões de 400m x 400m** que fosse servido pelas companhias de bondes e ficasse nas imediações da Cidade à construcção do hypodromo.
O mesmo periódico por diversas vezes fez a propaganda da corrida de inauguração do Hipódromo de São João anunciando a data de 16 de dezembro de 1888, às 2 horas da tarde, para uma ocorrência inédita em Belém, mas prática comum nas principais capitais do mundo.
Sob o título Prado Paraense o jornal Diário de Belém, de 18 de dezembro de 1888, descreve o hipódromo e relata alguns fatos da corrida inaugural que aconteceu nos conformes com uma demanda superior ao que poderia atender a estrutura de transporte público por bondes, segundo o Diário de Notícias do mesmo dia; o que parece resolvido no mapa de Nina Ribeiro com o prolongamento dos trilhos ao hipódromo de vida longa — pelo menos é possível rastrear notas sobre ele até 1895 — que propiciou o surgimento de diversas coudelarias (haras) e o comércio de cavalos à pratica do turfe.
Antonio Lemos, em seu Relatório de 1907, cita “a extinção do antigo prado de corridas, em São João”, todavia não revela a data.
*A Planta da Cidade de Belém do Pará foi originalmente publicada em 1897 no livro D’ÉTAT DE PARÁ escrito pelo engenheiro Ignácio Baptista de Moura; a que o BF possui, em alta definição, está em MDCCCXCIX AMAZONIA de Arthur Caccavoni (1899).
A representação do Hipódromo de São João na planta, de certo modo, contradiz a postagem O gigantesco Largo de São Brás e sua ocupação (1), já que lá se afirma que o levantamento fora feito à Vereação do Quinquênio 1883-1886; contudo: nada impediria a continuidade do trabalho que seria publicado como detalhada carta geográfica em 1897, oito anos após a Proclamação da República.
**400m x 400m não conferem como dimensões do Hipódromo de São João quando superpostas ao mapa atual e medidas com a régua do Google; desse modo são elas inferiores, atingindo 150 metros pela Djalma Dultra e 190 pela Senador Lemos, aproximadamente.
Postscriptvm (em 03JUN2019):
Novidades sobre o assunto: O Hipódromo de São João em Belém do Pará (2)
Interessante. Nunca soube que houve um hipódromo em Belém ou que se pensava em sua construção no séc. XIX. Mas se há documentação em que A. Lemos confirma a sua demolição é porque havia. Vivendo e aprendendo.