O Hipódromo de São João em Belém do Pará

Hipódromo da Estrada de São João7

Imagem ampliável à leitura

Planta da Cidade de Belém*, levantada pelo engenheiro Manoel Odorico Nina Ribeiro entre as década de 1880 e 90, possui a marcação de um Hypodromo localizado na confluência da Estrada de São João (avenida Senador Lemos) e a Travessa do Curro (Djalma Dutra).
De fato ali havia um hipódromo pertencente à sociedade Jockey Club Paraense estabelecida no ano de 1888 nos altos da Livraria Clássica, à Rua dos Mercadores (João Alfredo), nº29.
O jornal Diário de Notícias de maio de 1888 dá conhecimento da busca por um terreno que regulasse nas dimensões de 400m x 400m** que fosse servido pelas companhias de bondes e ficasse nas imediações da Cidade à construcção do hypodromo.
O mesmo periódico por diversas vezes fez a propaganda da corrida de inauguração do Hipódromo de São João anunciando a data de 16 de dezembro de 1888, às 2 horas da tarde, para uma ocorrência inédita em Belém, mas prática comum nas principais capitais do mundo.
Sob o título Prado Paraense o jornal Diário de Belém, de 18 de dezembro de 1888, descreve o hipódromo e relata alguns fatos da corrida inaugural que aconteceu nos conformes com uma demanda superior ao que poderia atender a estrutura de transporte público por bondes, segundo o Diário de Notícias do mesmo dia; o que parece resolvido no mapa de Nina Ribeiro com o prolongamento dos trilhos ao hipódromo de vida longa — pelo menos é possível rastrear notas sobre ele até 1895 — que propiciou o surgimento de diversas coudelarias (haras) e o comércio de cavalos à pratica do turfe.
Antonio Lemos, em seu Relatório de 1907, cita “a extinção do antigo prado de corridas, em São João”, todavia não revela a data.


*A Planta da Cidade de Belém do Pará foi originalmente publicada em 1897 no livro D’ÉTAT DE PARÁ escrito pelo engenheiro Ignácio Baptista de Moura; a que o BF possui, em alta definição, está em MDCCCXCIX AMAZONIA de Arthur Caccavoni (1899).
A representação do Hipódromo de São João na planta, de certo modo, contradiz a postagem O gigantesco Largo de São Brás e sua ocupação (1), já que lá se afirma que o levantamento fora feito à Vereação do Quinquênio 1883-1886; contudo: nada impediria a continuidade do trabalho que seria publicado como detalhada carta geográfica em 1897, oito anos após a Proclamação da República.

**400m x 400m não conferem como dimensões do Hipódromo de São João quando superpostas ao mapa atual e medidas com a régua do Google; desse modo são elas inferiores, atingindo 150 metros pela Djalma Dultra e 190 pela Senador Lemos, aproximadamente.

Esse post foi publicado em Arquitetura e Urbanismo, Belém, História e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O Hipódromo de São João em Belém do Pará

  1. Paulo Andrade disse:

    Interessante. Nunca soube que houve um hipódromo em Belém ou que se pensava em sua construção no séc. XIX. Mas se há documentação em que A. Lemos confirma a sua demolição é porque havia. Vivendo e aprendendo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s