O guache ausente da exposição 60ANOS60 do MUFPA

Este é o Brasão Original da Universidade do Pará (UP), instituição criada em 1957 que em 1965 chamar-se-ia, por Lei, Universidade Federal do Pará (UFPA).
Tal insignia, certamente planejada e confeccionada entre 1958 e 1959, compôs, em proporções humanas, o cenário do Theatro da Paz no ato de instalação da UP em 31 de janeiro de 1959, bem como foi reproduzida miniaturizada em flâmulas e em metal nobre no medalhão reitoral.
O guache acima, assinado por Maÿr Sampaio Fortuna, pertenceu ao primeiro reitor da Universidade Federal do Pará, professor Mario Braga Henriques.
Tal peça, intacta, foi adquirida de modo particular pelo professor Flávio Nassar no Mercado Livre originada do Rio de Janeiro.
Sente-se a falta dessa imagem colorida — que integra o acervo virtual do BF desde 2013 — na exposição 60ANOS60 que está montada, desde o dia 12 de janeiro passado, no Museu da Universidade Federal do Pará.
Curiosamente, mesmo que o Projeto Blog da FAU tenha obtido o prêmio de Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012, sua invisibilidade à instituição é patente; inclusive quando se trata de meras citações às inéditas (todavia editadas na WEB) pesquisas nele contidas.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Coordenação: Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Artes Plásticas, História, Memória e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 respostas para O guache ausente da exposição 60ANOS60 do MUFPA

  1. flavionassar disse:

    É mermão
    Quando eu comprei não desempacotei pois achava que tu eras merecedor de fazê-lo por teus estudos pioneiros sobre o assunto.
    Depois publiquei no meu blog as fotos.
    Para esses exposição ninguém me pediu.

Deixe uma resposta