Clipping — Parque da Cidade

Concurso ao projeto Parque da Cidade; por José Júlio Lima*
O projeto para o Parque da Cidade a ser implantado na área do atual Aeroclube do Pará foi objeto de um concurso público lançado em novembro de 2019 sob a organização da FADESP/UFPA e SECULT, as quais organizaram em conjunto um Termo de Referência a partir de material que já vinha sendo discutido por um grupo de técnicos representantes de instituições públicas e de ensino e pesquisa.
Conforme demandado pelo Governado do Estado, o concurso foi dividido em três etapas. Na primeira, o público escolheu de uma lista de equipamentos, três em cada eixo, aqueles que deveriam obrigatoriamente constar dos estudos preliminares. Nesta etapa, houve a participação de 3.000 pessoas.
O resultado por eixo foi o seguinte:
• Eixo Esporte e Lazer: ciclovias, estação de hidratação e quadras esportivas cobertas;
• Eixo Cultura e Economia criativa: espaço gastronômico, espaço coberto para apresentações culturais e teatro;
• Eixo Paisagístico e ambiental: Trilhas, lago e áreas para picnic.
Na segunda etapa correspondente a elaboração de propostas para projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo a partir do site na internet onde se tornou público o Termo de Referência, Edital e documentos técnicos para subsidiar a elaboração das proposições.
Tendo as inscrições finalizadas em 21/03/2020 e a homologação em 03/04/2020. Houve 85 inscrições, das quais 63 foram homologadas após o período de recursos, o quadro abaixo mostra a origem dos inscritos.
Devido a pandemia do Coronavirus o cronograma da terceira etapa do concurso foi redefinido, tendo sido estabelecido que o prazo para envio das propostas será dia 31 de maio de 2010. Quando foram recebidas 23 propostas, cada uma com 5 pranchas com todos os elementos projetuais de arquitetura, paisagismo e urbanismo conforme o formato definido no edital. As propostas foram originadas dos seguintes estados: Pará e São Paulo, cada um com 8 propostas, Rio de Janeiro com 3, Paraná com 2, Rio Grande do Sul e São Paulo com 1 cada.
O júri formado por 5 profissionais com reconhecido saber no campo da arquitetura, urbanismo e paisagismo reuniu-se por teleconferência nos dias 6 a 10 de julho, e concluiu a seleção de dois projetos ganhadores para a próxima etapa e conferiu duas menções honrosas conforme o quadro abaixo.
• Arquiteto Paulo de Castro Ribeiro
• Arquiteta Roberta Menezes Rodrigues
• Arquiteta Claudia Brack Duarte
• Arquiteto Nelson Luis Carvalho de Oliveira
• Arquiteta Maria Izabel da Silveira Lobo Magalhães de Oliveira
Propostas selecionadas para Votação Popular
Proposta “Parque da cidade, onde a cultura se fortalece” dos autores: Nicolas André Mesquita Cerino Carrillo Le Roux; Paula Lemos; Luis Rossi
Proposta “Parque para todos” dos autores Carlos Eduardo Murgel Miller; Marcos Bresser Pereira Epperlein; Thiago Santana Maurelio; Eduardo Saguas Miller; Guilherme Henrique, Machado Faganello e participação do estudante – Vitor Martins.
Foram atribuídas duas menções honrosas:
Proposta dos autores: Dimi Kuroki; Lucas Lemos.
Proposta dos autores: Matheus Vianna Macedo Borges; Estudande Augusto Longarine e a participação do estudante Luiz Felipe da Costa Sakata
A terceira e última etapa do concurso teve início no dia 20 de julho quando por meio do site do concurso e um aplicativo foi disponibilizado para população votar em uma das duas propostas selecionadas pelo Júri. O resultado final divulgado em 17 de agosto de 2020 foi do projeto Parque para todos o ganhador com 1.750 votos e o segundo com 1.611 votos, totalizando 3.361.

*O professor titular José Júlio Lima coordenou o referido concurso público executado pela FADESP — Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa.

Esse post foi publicado em Arquitetura e Urbanismo, Memória e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s