José Daniel Portugal Campbell Penna, o nome do auditório da FAU

José Daniel Portugal Campbell Penna (Belém do Pará, 22 de setembro de 1951 — Belém do Pará, 27 de outubro de 2002) formou-se no Curso de Arquitetura da UFPA em 1977, no qual ingressara em 1971, com o trabalho de conclusão de curso sob o título “Área Urbana Deprimida, População de Baixa Renda: Uma Proposta Alternativa”. Dois anos depois Daniel Campbell já estava exercendo atividades como professor no mesmo curso, permanecendo na docência até o ano de 2002.
Introdução à Arquitetura, Desenho Industrial, Projeto I, Projeto II, Restauração do Patrimônio e Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo I foram disciplinas ministradas por Campbell. Todavia, além de atuar como professor, foi também Chefe do Atelier de Arquitetura, de 1980-1983 e de 1990-1991, sub-chefe do Departamento no período de 1989 até 1991, e ainda Chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo entre os anos de 1999 e 2002. Como uma de suas últimas funções a serem exercidas no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPA, Campbell foi designado como Coordenador do curso no período entre 2002 e 2003, contudo não chegou a concluir seu mandato.
José Daniel Campbell foi professor de diversas matérias, mas dedicou-se principalmente a área de Desenho Industrial. Dessa forma, foi nesta área de concentração que cursou o Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Estruturas Ambientais Urbanas da FAU/USP, entre 1984 e 1987, não concluído, para o qual elaborava a dissertação intitulada “Vocações Industriais na Amazônia Oriental”.
Além da docência, Campbell atuou também como conselheiro do IAB/PA para Patrimônio Histórico, foi consultor junto a UFPA para a elaboração do Projeto de Restauro do Convento dos Mercedários, técnico do projeto de Levantamento dos Bens Tombados pelo IPHAN em Belém e Vigia. Desenvolveu ainda produtos para auxílio do trabalho do arquiteto em campo, como pranchetas de mão e réguas paralelas, entre outras atividades.
Atuou como Arquiteto no projeto de um edifício com 15 pavimentos desenvolvido para o Condomínio de Oficiais da Aeronáutica, projeto de Restauração e Reintegração Urbana de Alcântara/MA, e o projeto do Terminal de Carga Rodoviária no Butantã/SP.
Daniel Campbell, mesmo sem deixar de exercer trabalhos como arquiteto, dedicou-se às atividades acadêmicas no Curso de Arquitetura, no qual desenvolveu pesquisas, algumas delas com recursos próprios, sobre produção de modelos de Sistemas estruturais, e para habitação de baixa renda em escala industrial. Outro trabalho desenvolvido por Campbell foi a pesquisa e proposta para implantação de infra-estrutura na área deprimida do Benguí – Convênio com o BNH/UFPA.
O mesmo participou também do projeto de extensão “Criação e Revitalização dos Espaços de Convivência da UFPA”, ganhando o Prêmio Hélio Beltrão, como um dos vencedores do 6º Congresso de Inovações na Gestão Pública Federal em Brasília, no ano de 2002. Dentre tantas contribuições ao Curso de arquitetura da UFPA, vale ressaltar ainda a iniciativa de Daniel Campbell em incluir a disciplina Fotografia no currículo do curso, criando o Laboratório de Fotografia do Curso de Arquitetura.

Texto: Professora Cybelle Miranda
Pesquisa: Professora Cybelle Miranda e Nayara Barros (bolsista).

Lamentavelmente possuímos  apenas essas duas imagens de Daniel Campbell: a primeira gentimente cedida pela secretária da FAU, Eulália Freitas Carmo, aparentemente em reunião do projeto Criação e Revitalização dos Espaços de Convivência da UFPA, em 2002; a segunda retirada de notícia de O Liberal (16 de agosto de 1988) sobre a exposição Herança do Japão onde Daniel aparece ao lado do artista plástico Geraldo Teixeira.
Solicitamos fotografias de Daniel aos seus familiares, contudo, até o momento não as recebemos; quem porventura for guardião de registros do professor, favor enviar cópia ao e-mail fau.itec.ufpa@gmail.com para publicação.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe. Membros da extensão do ITEC vinculada à divulgação da produção de Representação e Expressão: Dina Oliveira e Jorge Eiró.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para José Daniel Portugal Campbell Penna, o nome do auditório da FAU

  1. Ronaldo Marques de Carvalho disse:

    Para quem conheceu o Daniel desde quando ainda era estudante, esta foto poderá ser considerada histórica uma vez que ele sempre usou barba, excetuando-se a época de sua infancia.
    Não passa pela minha memória outro momento de ter visto o “Danico” sem barba.

  2. suziany Paiva disse:

    Meu grande amigo Daniel, onde ele me chamava carinhosamente de Suzybell. Um grande profissional, e além de tudo um ser humano maravilhoso. Ao longo de nossa amizade, tive o prazer conhecer o ser humano maravilhoso; suas histórias de vida; família e trabalhos. No meu último contato, antes dele dar entrada no Hospital Porto Dias, pediu que o ajudasse na digitação de trabalhos….eu respondi: Claro meu amigo, pode contar comigo. Isso me emociona até hoje. Sofri muito com sua partida. O tempo passou, superei a perda dessa amizade, mas nunca esqueci seus conselhos. Atualmente tenho uma família; sou formada, e a rotina do dia-a-dia, faz com nos afastamos de nossas lembranças. Mas, o incrível que no dia, 22/10/13, às 18:30, após ter rezado o terço, comecei a chorar, não entendia porque? pedi a Deus que me explicasse o que acontecia? foi então, que me vieram as lembranças do meu amigo Daniel, chamado por mim “Dani”….nossa, corri para olhar a data de seu falecimento….e, notoriamente, corresponde neste mês. Que não o conheceu, conhecerá suas obras, mas quem o conheceu como um verdadeiro amigo, já mais encontrará outro igual. Que Deus sempre esteja ao seu lado e, não consigo explicar o tamanho era do meu carinho por vc, meu grande amigo “DANI”.

Deixe uma resposta