Indústria Alimentícia Gelar


A foto acima foi tirada nalgum estabelecimento comercial de Salinópolis-PA em data não informada — a ela não demos crédito por não saber de sua real origem e autoria, estaria no Facebook de alguém —; é um freezer da saudosa Indústria Alimentícia Gelar .
Talvez seja a única imagem disponível na Internet que ilustre uma fábrica que mudou hábitos na capital e no interior do Estado.
Nosso editor chefe, o professor Jaime Bibas, empenha-se em cumprir duas pautas há muito programadas: a PAPA JIMMY e a GELAR.
Não por coincidência professores da FAU estão envolvidos nessas histórias: Paulo Chaves Fernandes¹ projetou a boate Papa Jimmy e Alberto Emaus dos Santos², junto com Bohdan Bujnowski³, o prédio da Gelar.
O nosso colaborador, professor José Maria Filardo Bassalo, foi o responsável pelo cálculo estrutural da fábrica da sacramenta.
Contribuições dos leitores serão bem vindas.

1. Paulo Chaves Fernandes, professor do curso de Comunicação Social do antigo Centro de Letras e Artes, hoje está lotado no  ITEC/FAU, mas cedido ao Governo do Estado do Pará.
2. Alberto Emaus dos Santos e seu irmão Augusto foram professores da Escola de Arquitetura da UFPA em seus primórdios; são tios do professor Euler Arruda.
3. O polonês Bohdan Bujnowski, já falecido, veio com a turma do Rio Grande do Sul, os fundadores do Curso; Bohdan, que fez história por sua habilidade em desenho e plástica, elaborou a perspectiva do projeto da Gelar, segundo lembranças de Bibas.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Administração e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para Indústria Alimentícia Gelar

  1. Haroldo, foi o “velho Bassalo” quem fez o projeto de estrutura da fábrica da Gelar, na Sacramenta. Creio que ele tenha boas informações para a “pauta”.
    Abraço.

  2. Jorge Sena disse:

    está excelente! coloque mais acervos.

Deixe uma resposta