Fazendo a cabeça para 2014


Blog da FAU.
Todos temos dificuldades em lidar com a memória. Às vezes, trancada por motivos os mais diversos, teima em permanecer enterrada e esquecida nos desvãos da história. Pensava nisso quando deparei, na internet, com um desenho de Bohdan Bujnowski, arquiteto, já falecido, que pertencia ao grupo de professores vindos desde o RS, para fundar o Curso de Arquitetura, hoje FAU, em 1964.
Bohdan era polonês de nascimento, formado – parece – na UFRG quando veio para cá viver sua aventura amazônica. Lembrar dele é logo vir à memória o excepcional desenhador, professor exigente à época, com as técnicas do lápis, nankim, aquarela, pastel, enfim tudo aquilo que ele dominava – para assombro nosso – de maneira tão natural e incrivelmente correta. Exigia igual habilidade de seus alunos, os quais às vezes, de jeito nenhum conseguiam conduzir a mão (livre) as pinceladas e traços demandados.
Pouco se guardou dele. Desde a dedicação pelo curso, sua obstinada paixão pelo desenho, até o ser humano bom e ingênuo, demonstrado pela dedicação à mãe, uma polonesa que o carregara em uma caixa de sapatos, ao fugir dos campos de concentração de Hitler, como se dizia nos tempos da CAUFP.
Seria o motivo desses desenhos mostrarem belas imagens femininas, enquanto que as masculinas surgem no feitio de monstros feios e sanguinários? Não sei ao certo mas, olhando o desenho no flickr_nick-land (do arquiteto Nirlando lopes) e também, um resumo da tese de pós-graduação AQUI de Bohdan, volto a pensar como inicialmente, sobre os obstáculos que se impõe à alusão da memória, do tanto que precisa se fazer até 2014, por exemplo, quando a FAU completará seus primeiros cinqüenta anos de existência.
[jbibas]
—-

Esse post foi publicado em Administração e marcado , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Fazendo a cabeça para 2014

  1. Eduardo Vasconcelos disse:

    Saudades do Bohdan (grande artista e amigo) e da Hanna. Guardo com imenso carinho o desenho a pastel que ele fez da Igreja de São João (1988).

    • fauitec disse:

      Caro Eduardo:
      Se você nos mandar a imagem digitalizada – preferencialmente em jpeg – teremos o maior prazer em publicá-la.
      Também nos interessa o contexto, portanto, seu relato irá junto com ela para uma postagem do BF assinada por você.
      Obrigado.
      Haroldo Baleixe.

      • Eduardo Vasconcelos disse:

        Olá Haroldo! Com certeza será um prazer! Irei fotografar e encaminho a você. Abraços,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s