Desenho: módulo e repetição virtual

Este exemplar de ladrilho hidráulico foi encontrado ao relento no quintal do Chalé Cardoso em Mosqueiro há uns 15 anos; curiosamente não pertence a nenhum de seus cômodos.
Passou a ilustrar alguns cabeçalhos do Blog da FAU, por ora “presos” pela passagem do Ano Novo — o atual ficará fixo até 02 de janeiro de 2012.
A reprodução virtual do padrão mostra sua aplicação que assemelha-se, na progressão, a papel de presente ou estamparia de tecido.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Administração e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para Desenho: módulo e repetição virtual

  1. Rosa Alencar disse:

    Muito bonito o padrão desse ladrilho que guarda referências a arte bizantina.
    Possivelmente é do início do século passado, talvez inglês, já com o uso da técnica do cimento portland descoberto pelo químico industrial Joseph Aspdin.
    Pelo que li a respeito do Mosqueiro, aí no Pará, os engenheiros ingleses contruíam suas casas nessa bela ilha, o que justifica a minha impressão sem vê-lo como objeto de 20x20cm (certo?).

  2. irving disse:

    Uma idéia…poderiamos Imprimir um filme com estes ricos motivos e aplicá-los nos bancos da FAU…seria uma alternativa ao processo de oficina de caquinhos de ladrilhos … Materializando esta pesquisa e intervindo na realidade….sensibilizaria de modo mais perene estas ações…
    Sds e Feliz ano Novo a Todos,
    Irving
    PS. Aproveito para registrar as minhas saudades do nosso querido Maruoka!

Deixe uma resposta