LP internacional de 1958 é ilustrado pelo Ver-o-peso


O site parceiro Fragmentos de Belém publicou a imagem da capa do Long Play A visit to Brazil da Seeco Records, lançado em 1958.
Belém é destaque com a cerâmica comercializada na Ladeira do Castelo e adjacências, onde aparece parte da placa que identifica tal logradouro público, bem como uma inscrição popular que nomeia o ponto a céu aberto “Casa Pote (desenho de algo parecido) de Ouro de Benedito Lima. (com ponto final)” no muro do grande depósito que guardava essas peças (?), na esquina com a travessa Marquês de Pombal; basta comparar esta foto com as da postagem Ver-o-peso; por Dmitri Kessel (Abril de 1957), possivelmente do mesmo ano.
Na fotografia, ao contrário das que possuímos de Dmitri, se vê em cor um pedaço da placa da PARADA de ônibus que acreditamos ter dado origem ao termo CLIPPER: a que ficava na Avenida Portugal defronte à Praça do Relógio, entre a 15 de Novembro e a João Alfredo.
Continuamos na busca de imagens desse abrigo que possam ser elucidativas à questão ainda mal resolvida no BF, mas que tem apontado para outros temas investigativos interessantes.
Estamos, entre erros e acertos, no lucro, já que a comunicação com a comunidade virtual global está estabelecida na relação saudável de cooperação e parceria.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Belém, Cultura, Fotografia, Fotografia antiga e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta