Um pequeno passeio pela Belém de 1966/67

Na postagem Marajó Barreira do Mar (1967); por Líbero Luxardo é possível assistir ao filme completo do qual recortamos o início que contém imagens do sobrevoo à ilha do Marajó e à capital paraense, da aterrissagem no antigo aeroporto de Belém do Pará, de um curto passeio pelo centro da cidade e de cenas do Ver-o-Peso.

Esmiuçando:

pta

PTA_1

O avião da Paraense Transportes Aéreos — de sigla PTA que popularmente ensejava “Pubre Tumbém Avua”  ou “Prepara Tua Alma” — quando no ar se apresenta como quadrimotor, já no solo: bimotor.

dfretAs pouco nítidas imagens do voo sobre a doca do Ver-o-Peso nos dão à percepção três equipamentos urbanos alinhados no canteiro central da Marquês de Pombal na sequência do Necrotério à praça Dom Pedro II: o Posto Atlantic (no círculo), um Clipper e o  Posto Pará (?); noutra tomada, ao final do recorte, se vê o Posto Atlantic — as pessoas que cruzam a pista, entre os barcos e o posto de combustíveis, confirmam que é uma construção em terra firme e não uma embarcação.

hjhkhkhCom base nas postagens Ver-o-peso; por Dmitri Kessel (Abril de 1957) e LP internacional de 1958 é ilustrado pelo Ver-o-Peso é possível entender o ponto de vista de Luxardo na confluência da Marquês de Pombal com a Ladeira do Castelo (Feira do Açaí) — por trás do Posto Atlantic.

dfrtAntigo aeroporto de Belém (Val-de-cães) aparece nas filmagens: seu interior, sua fachada posterior (que se projetava ao pátio das aeronaves) e anterior (nesta se vê um automóvel Gordini).

corel013

Outra cena de Marajó Barreira do Mar é a passagem do automóvel pela travessa Frutuoso Guimarães, dobrando da João Alfredo em direção à 15 de Novembro; nela se vê o Clipper da praça das Mercês em funcionamento.


Postscriptvm (19/11/2015):

Igor Pacheco, editor do Fragmentos de Belém, chamou-nos a atenção para outra imagem relevante, a do Hotel Vanja:

corel086

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Filmes, História da Arquitetura e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta