Aviação Commercial no Brasil; por Nóbrega da Cunha (1936)

acb

Aviação Commercial no Brasil; por Nobrega da Cunha (1936) em pdf do BF.


A matéria acima, em pdf’s do Scridb e do BF, foi escrita pelo redator da revista carioca O Observador Econômico e Financeiro: Carlos Alberto Nóbrega da Cunha, em novembro de 1936; ou seja: 9 anos após o início da atividade de aviação no país.
O texto de Nóbrega da Cunha, ilustrado com mapas e aeronaves, sintetiza o voar comercial brasileiro, dando suporte ao entendimento da importância de Belém nas rotas até então traçadas nacional e/ou internacionalmente.
Aviação Commercial no Brasil ajudará o leitor a contextualizar muitas das publicações referentes à pesquisa sobre Clippers, as primeiras paradas de bondes e ônibus que ganharam essa nomenclatura estrangeira em função dos clippers voadores da estadunidense NYRBA, depois PanAir do Brasil, e quaisquer outros aeroplanos que cruzassem o céu belenense, como no caso os pertencentes à alemã Condor Syndikat que por aqui chegou no ano do artigo de Nóbrega da Cunha: 1936.

Sobre Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Fotografia antiga, História, Memória e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta