O Curro Velho teria sido o primeiro aeroporto de Belém?

Curro Velho aeroporto
A notícia publicada no periódico carioca O Paiz (18OUT1929), sob o título Pará Aero-porto, reproduz entrevista feita com o engenheiro G. Mackenzie pelo jornal Folha do Norte de Belém – Mackenzie era o representante da sociedade americana New York, Rio de Janeiro & Buenos Aires Line Inc., a NYRBA, posteriormente PanAir.
O engenheiro estadunidense veio a Belém para resolver questões operacionais ao estabelecimento das primeiras linhas aéreas regulares que fariam escalas em estados brasileiros dentro de alguns dias.
O Curro Velho (foto) é mencionado como base emergencial destinada ao ancoradouro e abrigo dos aparelhos da NYRBA.
Na checagem do que disse Mackenzie confirma-se que ele foi à ilha de Maracá, no Amapá, bem como houve a chegada a Belém dos hidroplanos Pernambuco e Buenos Aires na ordem por ele prevista.


Esta especulação cairá por terra se o logar Curro Velho não significasse apenas o prédio do primeiro matadouro de Belém, mas a área circundante, como um bairro – desse modo retornaríamos ao Pier da PanAir na condição de primordial aeroporto de Belém até 1940, secundado pelo da Condor.

Esse post foi publicado em Arquitetura e Urbanismo, Fotografia antiga, História, Memória e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s