A fotografia do Curtume Americano de 1935, pela ausência da orientação cardeal, dificulta a percepção do ponto de vista de Robert Platt, seu autor; entretanto, não se identifica o prédio do Curro Velho no cenário.
A nota de O Paiz (18ABR1930) afirma que o Curtume Americano, estabelecimento fabril, instalado no antigo edifício do Curro Velho, e de propriedade da firma Homci e C., é, sem favor, um estabelecimento que honra as industrias nacionaes.
Se no final de 1929 o Curro Velho tivesse sido adaptado à base de emergência (ou aeroporto) à NYRBA, certamente não coabitaria o ambiente insalubre da curtição de couros.
Um bem público municipal cedido como infraestrutura portuária seria admissível, uma industria familiar de beneficiamento de matéria prima animal, como revela o Diário de Notícias (24FEV1937), pouco admissível.
Por ora, diante dos achados: incertezas.
Outra publicação diz que o Curtume Americano de Jorge Homci situava-se na Rua de Belém, nas immediações do Curro Velho:
Diante da incongruência informativa a questão agora é outra: o aeroporto da NYRBA ocupou mesmo aquele edifício, ou estava apenas por perto de um símbolo d’outrora?
twscoelhoo@gmail.com
Estou escrevendo o meu TCC. Primeiro gostaria de pedir mais informações sobre o referido bairro e pedir autorização para utilizar as fotos no trabalho. A teoria de no prédio do Curro Velho ter sido um aeroporto é certa?
meu email: twcoelhoo@gmail.com
Aguardo ansiosamente o vosso contanto.
Caro Thiago:
Continuamos na incerteza ao que se refere a esta publicação.
Portanto; os questionamentos permanecem:
1. Fora o Curtume Americano “instalado no antigo edifício do Curro Velho”?
2. E: “o aeroporto da NYRBA ocupou mesmo aquele edifício, ou estava apenas por perto de um símbolo d’outrora?”
Por outro lado a postagem A Penitenciária Panóptica de Henrique Américo Santa Rosa sugere que a Rua de Belém é hoje a rua do Una e não a rua Professor Nelson Ribeiro.
Deste modo, para evitar confusões aos leitores, retiraremos a afirmativa de que A Rua de Belém é hoje a Professor Nelson Ribeiro, endereço da Fundação Curro Velho.
Quando confirmado a qual via a Rua da Municipalidade corresponde atualmente daremos tal informação no corpo do texto.
Sobre a foto: ela não nos pertence; seu autor é Robert Platt, como dito.