Nossos alunos, o ENADE e a Eulália

Em Uma contribuição à prova do ENADE, assinada pelo professor José Júlio Ferreira Lima, foram dados, aqui no Blog da FAU, alguns “toques” que pudessem transmitir mais segurança aos nossos futuros concluintes; extensivos à sociedade, claro.
Essas “dicas” vieram de um “simulado” aplicado aos alunos interessados: o teste do ENADE 2008, público desde então junto ao seu gabarito – o ENADE pontua as instituições de ensino superior numa escala que compreende os conceitos entre 0 e 5 no Território Nacional. Ato contínuo: as questões foram lidas, analisadas e informadas as respostas corretas – as abordagens estão no escrito do José Júlio.
A FAU não treina alunos à prova do ENADE; sua função, em primeiríssimo lugar, é prezar pela ética e pelo desenvolvimento social a partir de uma visão poliédrica cerebrina.
Os alunos de conceito comungam dessa filosofia e seus conhecimentos podem até estar além do que se queira afereir igualando um país complexo em uma atividade não menos diversa.
De todo modo, enfrentar uma prova, de supetão, não é agradável para ninguém; daí que, desde 2008, tem-se um bate-papo, às vésperas do exame, com aqueles que nos procuram; não sabemos, “cientificamente”, se essa atitude influiu no Conceito 3 que obtivemos.
Na realidade a ideia não partiu de nenhum professor, foi a  mais antiga funcionária da Faculdade, a Eulália Freitas Carmo (foto), quem sugeriu ao professor Ronaldo Carvalho, diretor da FAU por ocasião do ENADE 2008, que, junto com outros docentes, tivesse uma conversa sobre a vida profissional com os estudantes que seriam avaliados.
O mesmo ritual se repetiu na semana passada, com a Faculdade sob a direção do professor Juliano Ximenes Ponte; Eulália se empenhou na reprodução das provas e tomou cuidado para que tudo saísse a contento: uma autêntica demonstração de respeito e dedicação aos seus (e nossos) queridos alunos.
À César ce qui est à César!

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Administração e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 respostas para Nossos alunos, o ENADE e a Eulália

  1. Ana Lea Matos disse:

    A dedicação da Eulália não é uma novidade para mim.
    Muito bem amiga.

Deixe uma resposta