Galeria dos reitores ou dos horrores?


Retificando a postagem anterior: a foto de Mário Braga Henriques tem uma colagem ainda mais absurda, em seu peito há sim um medalhão esmaltado, mas não o medalhão reitoral e sim uma de suas reproduções populares utilizadas como suvenir e divulgação da nova identidade visual, ampliada para atingir uma proporção “convincente”.
José Rodrigues da Silveira Netto foi imortalizado, na Galeria dos Reitores, bem mais velho do que quando exercera o cargo de reitor; comparemos a fotografia em questão com o filme em que se propala a inauguração da Escola Primária da Universidade do Pará (7 de março de 1963), anterior ao Golpe Militar:

A primeira sede da Escola Primária da Universidade do Pará, que aparece na película (entre 3:46 e 5:55 minutos), situava-se em um casarão na Quintino Bocaiuva, entre as avenidas Braz de Aguiar e Nazaré; depois mudou-se para o palacete Rita Bezerra, na avenida Nazaré, dando lugar, em 1964, ao Serviço de Teatro Universitário; o prédio, junto com outros, foi demolido mais tarde à construção da sede da FIEPA – Federação das Indústrias do Estado do Pará.
Quem dirigia a Escola era a professora Osmarina de Melo Fortuna, esposa de Frederico Sampaio Fortuna, irmão de Maÿr Sampaio Fortuna, autor do medalhão reitoral que Silveira usava em ocasiões solenes daquele período.
Chama atenção o fato dessa peça, hoje no Museu da UFPA, ter sido subtraída da memória institucional: é como se ela não tivesse existido.
Este assunto já foi alvo de diversas postagens do Blog da FAU e vez por outra volta à baila, quando novidades permitem outros enfoques.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Investigações do Blog da FAU e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 respostas para Galeria dos reitores ou dos horrores?

  1. É impossível não se emocionar ao ver este vídeo. Minha conclusão de Ensino Fundamental fora na Escola de Aplicação da UFPA (que por muito tempo fora chamada Núcleo Pedagógico Integrado) e apesar de diversos desafios enfrentados, tanto pela docência quanto pelos discentes, o orgulho de ter feito parte de um local inovador no cerne da educação é inevitável. Agradeço bastante pela postagem e tenho certeza que meus colegas de classe também fazem tal agradecimento.

Deixe uma resposta