Quando Maÿr Sampaio Fortuna saiu do peito dos reitores?

Identificada a data da posse de José Rodrigues da Silveira Netto ao segundo mandato de reitor da UFPA poder-se-a dizer se ele utilizou o Brasão Original da UFPA em uma ou nas duas cerimônias dessa natureza.
O Brasão de Maÿr teria “perdido a validade” apenas em 20 de agosto de 1965.
Na Galeria dos Reitores esta fotografia foi substituída por outra em que Silveira Netto aparece com mais idade do que quando fora Reitor da UFPA, mas com o escudo esmaltado de Meira.
Aliás, esse medalhão (com o Brasão Original) foi literalmente apagado da memória da Universidade, já que na mesma galeria, Mário Braga Henriques, em truque fotográfico mal resolvido, ostenta o mesmo escudo esmaltado, inexistente em seu tempo reitoral, com a incongruente expressão UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ que surgiria somente cinco anos depois de sua saída do cargo.
A descoberta da datação precisa é o dever de casa dos leitores (e nosso, claro).
Se bem que em A Marras 30/12/2007 21:21 – FACULDADE de CIÊN. E LETRAS – UFPA (II) se lê: “…O corpo docente da UFPA também entrou em ebulição político-universitária. Lutávamos para que fosse eleito novo Reitor, de vez que o então Reitor – José Rodrigues da Silveira Neto -, seguindo os ditames da ditadura, já se encontrava ocupando o cargo havia nove anos sem que houvesse sido reconduzido democraticamente por eleição à função, fato que infringia o Estatuto da Universidade…”; o que não significa dizer que o rito de passagem de um mandato ao outro tenha sido suprimido, ou que não haja documento do executivo que, descoberto, possa dirimir tal dúvida. 

Esse post foi publicado em Investigações do Blog da FAU e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s