A Casa da Mãe de muitos


A edificação, da qual não temos a datação de construção (em 1918 sediou a Escola de Agronomia do Pará), foi demolida no final dos anos 1960, dando origem, no início da década de 1970 (período de governança do tenente coronel Alacid Nunes: 1966/71) ao Colégio Estadual Visconde de Souza Franco na Almirante Barroso e à Escola Superior de Educação Física na Primeiro de Dezembro (a propriedade original era o quarteirão inteiro, ladeado pelas travessas Vileta e Timbó).

De acordo com a portaria abaixo transcrita esse prédio e seu terreno, junto com outros bens e direitos, foram doados à Universidade do Pará, atual Universidade Federal do Pará, em 1958:
“PORTARIA Nº 79 de 25 de maio de 1958
Assunto: Doação de Patrimônio (Resolução Ass. Geral – 25/05/1958)
O PRESIDENTE DO CENTRO PROPAGADOR DAS CIÊNCIAS, usando de suas atribuições, RESOLVE: Fica a presidência autorizada a promover a doação dos bens, móveis e imóvel, e dos direitos do patrimônio social, à Universidade do Pará, desde que assegurada pela Universidade a manutenção definitiva da Escola Normal e Ginásio Visconde de Souza Franco, como Colégio de Aplicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da mesma.
DÊ-SE CIÊNCIA E CUMPRA-SE.
CENTRO PROPAGADOR DAS CIÊNCIAS, em 25 de maio de 1958. Assinada pelo Presidente: ANTONIO GOMES MOREIRA JUNIOR”.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Belém, Fotografia e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta