Só Belém possuía CLIPPERS?

praca_joao_lisboa3  praca_joao_lisboa2 bonde

93_big

São Luís – MA.
FAU
fortal20ur8

Fortaleza – CE.
FAU
Salvador - Praça Municipal

Salvador – BA.
FAU

abrigo de bondes

Rio Grande – RS.
FAU

Projeto Especial AOG - Rio Antigo

Rio de Janeiro – RJ.
FAU abrdebondesprsete

Belo Horizonte – MG.
FAU

santos

 5242376

abrigobonde

08012011087

Santos – SP.
FAU

carto-postal-porto-alegre-enm-abrigo-bonde-circulado_MLB-F-3348755557_112012

Porto Alegre – RS.
FAU

Parece que com essa nomenclatura estrangeira sim, de resto são tratados como abrigos para bondes (ou ônibus) – fazer buscas na Internet com os termos citados.
Esta seria uma justificativa ao apelido adquirido pela semelhança do primeiro abrigo proto-modernista Art Decó com os hidroaviões CLIPPERS da PANAIR que cruzavam baixo o céu do centro de Belém na década de 1930.


Postscriptvm (o1/11/2014):
Acompanhe a evolução da pesquisa pelo SUMÁRIO que dá acesso às postagens sobre CLIPPERS até 24/10/2014.
Algumas informação contidas nesta postagem podem ter caído por terra em consequência da aparição de novos registros documentais.
Não fazemos nenhuma reparação nos textos originais, apenas colocamos esta nota ao final das publicações cobertas pelo período do resumo.
Aprendamos com os nossos erros.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Equipamentos públicos, Equipamentos urbanos e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta