Praça do Relógio na década de 1960


Fonte: Antigos Verde Amarelo.

A quantidade razoável de fotografias disponíveis na Internet do entorno da Doca do Ver-o-peso/Praça do Relógio, postais emblemáticos de Belém, bem ilustrariam uma pesquisa sobre os CLIPPERS (paradas de ônibus com serviços) e outras construções que desapareceram dessa área pública.
Só nessa imagem da década de 1960 se vê quatro desses abrigos com ônibus típicos do período: os ditos LOTAÇÃO, equipados com janelas de madeira que abriam no sentido vertical e tinham “focinho”.
Há também uma fotografia, postada em Preciosidades da Memória de Belém, que mostra que em frente à Praça do Relógio, confronte ao quarteirão demarcado pela 15 de Novembro e a João Alfredo, havia outro CLIPPER de concreto coberto por laje:

BF

Até a década de 1980 era possível aguardar o ônibus com proteção do sol e da chuva em parada na Avenida Portugal, margeando a praça Dom Pedro II; os maiores problemas eram a insegurança e a sujeira que ali se acumulavam pela mendicância residente.

As imagens do passado provocam a nostalgia pelo que foi abandonado, entrou em franca decadência e desapareceu por demolição — há componentes intrínsecos complexos, mas, a FALTA DE PERCEPÇÃO citadina, avaliza tais intercepções.
Por isso é necessário que os impostos retornem como investimento na EDUCAÇÃO e na CULTURA, garantindo à sociedade o bem viver e o bem conviver, sem arrependimentos.


Postscriptvm (o1/11/2014):
Acompanhe a evolução da pesquisa pelo SUMÁRIO que dá acesso às postagens sobre CLIPPERS até 24/10/2014.
Algumas informação contidas nesta postagem podem ter caído por terra em consequência da aparição de novos registros documentais.
Não fazemos nenhuma reparação nos textos originais, apenas colocamos esta nota ao final das publicações cobertas pelo período do resumo.
Aprendamos com os nossos erros.

Esse post foi publicado em Fotografia, Fotografia antiga e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s