Fonte: Hemeroteca Digital Brasileira – Biblioteca Nacional.
Publicação relacionada: Onde ficava o Jardim Mythologico de Belém do Pará?
Veja o que foi o Jardim Mythológico de Belém do Pará – localizado na área do hoje Jardim Independência na Magalhães Barata – em crônica publicada em O Liberal do Pará do dia 21 de setembro de 1871:
Ampliável por clique à melhor leitura
Chamamos a atenção dos leitores que o colunista Junior Sobrinho (pseudônimo?), quando se refere a wagons e machambombas (maxambombas), quer dizer os vagões e locomotivas da Companhia Urbana da Estrada de Ferro Paraense que tinha sua estação e garagem defronte ao Jardim Mythologico na Estrada da Independência.
Como o jornal não dá a localização do Mythologico, tem-se que focar acuradamente no ano: 1871; caso contrário há a possibilidade, por má interpretação, de um deslocamento no espaço e no tempo à Estação da Estrada de Ferro de Bragança do Jardim Público – Estrada de São José – em 1888, pelo menos.
O texto é uma armadilha aos pesquisadores (atuais e do passado) porque ambas as estações ferroviárias, tanto a da Urbana Paraense na Independência (1871) quanto a de Bragança na São José (1888), estavam defronte de notórios jardins: o Mythologico e o Publico, respectivamente.
Fonte: recortes de jornais da Hemeroteca Digital Brasileira – Biblioteca Nacional.
Caro editor, Haroldo Baleixe, polpe seus esforços e traga-nos as maravilhosas “novidades do passado” que estamos acostumados por sempre nos surpreender.
O seu colaborador, de ética duvidosa, não conseguiu arranhar a credibilidade do Blog da FAU, projeto valoroso à sociedade, por você coordenado, mas à Rádio Cultura, principalmente à figura carimbadíssima do nosso patrimônio auditivo da hora do almoço, o Edgar Augusto Proença.
Edgar e sua equipe não deveriam ter permitido uma prepotência titulada ao telefone como também e sempre, o que não ocorre, revelar a fonte das perguntas para os devidos contraditórios.
Nícolas