Essas imagens há muito rodam pela Internet, a única novidade é a segunda foto de cima para baixo, que mostra a porta do Zepelim.
Esse registro seria no cruzameto da Assis de Vasconcelos com a Nazaré, segundo comentário do professor Stelio Santa Rosa.
O fotógrafo russo da revista LIFE parece ter seguido o “Dirigível” até São Brás, onde fez imagens da Estação Ferroviária e foi em frente, pelo menos, até o Entroncamento, de trem.
As quatro fotos têm a seguinte sequência:
1. Clipper do Ver-o-peso, defronte ao antigo Necrotério (Marquês de Pombal);
2. Assis de Vasconcelos com Nazaré;
3. São Jerônimo quase na esquina da Alcindo Cacela; e
4. Defronte ao Mercado de São Brás.
Fonte: LIFE.
Parece que é a esquina da Assis de Vasconcelos (canteiro central com mangueiras) com a Av. Nazaré (paralelepípedos com os trilhos do bonde) e tambem aparece a praça à esquerda (semelhante à da Repulblica) e as residências próximas à atual Casa da Linguagem (antigo Grupo Escolar Floriano Peixoto).
Falas em ser aqui: http://haroldobaleixe.blogspot.com.br/2009/04/belem-do-para-comparacao-de-ronaldo.html.
Grandes possibilidades Stelio; vou proceder a mudança.
Abraço,
Haroldo.
Não tenho dúvidas. O Stelio esta certo.
Isso mesmo. Minha família morou até 1968 na segunda casa após o antigo Grupo Floriano Peixoto. A foto mostra a platibanda da já demolida casa, logo acima da parte anterior da capota do Zepelim.
Existe uma outra imagem desse zepelim passando em frente ao antigo Sup. Almirante que ficava na Av. Alm. Barroso (agora lojas americanas) A foto está na parede da lanchonete junto ao caixa do Novo Almirante (na Travessa FEB). Tirei uma foto pelo meu celular (mal batida). Mas não tenho como enviar por aqui.