1973 — equipamentos urbanos do Ver-o-peso


Duas fotografias contidas em Belém (Círio) 1973; por Roberto Serra Freire indicam que pelo menos cinco equipamentos públicos dos arredores da doca do Ver-o-peso funcionavam em outubro de 1973: o Clipper Nº1 geminado à sua duplicação defronte à Praça do Relógio, a Parada com Kiosque que precedeu os clippers; o Clipper defronte à 13 de Maio e o Posto Pará localizado na Marquês de Pombal.
Tal constatação corrobora com O Ver-o-peso de Dona Lourdes Holanda onde a proprietária do posto de combustíveis com bandeira ATLANTIC da Marquês de Pombal afirma que esse equipamento, junto com o Posto Pará e os três clippers que arrodeavam a  Praça do Relógio, foi ao chão na administração de Ajax de Oliveira (prefeito de Belém entre 1975 e 1978) sem nenhuma indenização aos concessionários.


Posto ATLANTIC de dona Lourdes Holanda — datação desconhecida

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe. Membros da extensão do ITEC vinculada à divulgação da produção de Representação e Expressão: Dina Oliveira e Jorge Eiró.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Fotografia antiga, História, Memória e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta