Arquitetura paraense inspirada na hidroaviação


Com o intuito de entender o porquê do termo inglês CLIPPER identificar as antigas PARADAS de ônibus em Belém e Icoaraci,  o Blog da FAU lançou a hipótese de que há uma relação entre as formas dos modelos dos hidroaviões chamados CLIPPERS com o uso plástico do concreto na prática da arquitetura em Belém do Pará.
Para reforçar a ideia que surgiu a partir da postagem “CLIPPER — mera alusão aos hidroaviões de casco?” resolvemos publicar a imagem comparativa entre dois hidroaviões, a parada de ônibus de Icoaraci e parte da cobertura próxima à piscina da Assembléia Paraense de Camilo Porto de Oliveira, já demolida.
Quando a palavra CLIPPER começou a ser utilizada pela população é um outro fator de importância, já que se percebe a presença desse tipo de parada de ônibus em fotos da década de 1930, pelo menos no entorno do Ver-o-peso.
Os aviões CLIPPER surgiram exatamente na década de 1930 e foram utilizados pela PANAIR do BRASIL que sediava sua oficina de manutenção de aeronaves em Belém.
Se os hidroaviões CLIPPERS da PANAIR inspiraram paradas de ônibus de Belém, dentre outras construções, esse fato perdurou por três décadas: 1930, 1940 e 1950.

Fontes na Internet sobre a PANAIR do BRASIL:
http://zahlouthlevoyageur.blogspot.com.br/2012/05/panair-do-brasil-em-belem-primeiro-voo.html e http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0058a.htm.


Postscriptvm (o1/11/2014):
Acompanhe a evolução da pesquisa pelo SUMÁRIO que dá acesso às postagens sobre CLIPPERS até 24/10/2014.
Algumas informação contidas nesta postagem podem ter caído por terra em consequência da aparição de novos registros documentais.
Não fazemos nenhuma reparação nos textos originais, apenas colocamos esta nota ao final das publicações cobertas pelo período do resumo.
Aprendamos com os nossos erros.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe. Membros da extensão do ITEC vinculada à divulgação da produção de Representação e Expressão: Dina Oliveira e Jorge Eiró.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Equipamentos públicos, Fotografia, Fotografia antiga e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta